Ouça Orli Ricardo

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Preço da gasolina e diesel sobem nas refinarias

Reajuste será de 6,6% para a gasolina e de 5,4% para o diesel

O reajuste não deve chegar na mesma
proporção aos consumidores
Prestes a divulgar uma queda de lucro e de produção em 2012 e após meses de pressão de sua diretoria e de investidores, a Petrobras anunciou ontem, 29/01, um reajuste na gasolina e no diesel, que deve injetar R$ 600 milhões mensais no caixa da companhia e aliviar as perdas com a diferença dos preços nos mercados externo e interno.

Em negociação com o governo desde o ano passado, o reajuste de 6,6% da gasolina nas refinarias da Petrobras será o primeiro com impacto ao consumidor desde 2005. Desde então, o governo abria mão da arrecadação da Cide (imposto federal dos combustíveis) para anular a alta nos postos.

Esse tributo foi zerado no ano passado, logo não pode mais compensar reajustes.

O diesel sofreu aumento menor: de 5,4%, também nas unidades da estatal. Os novos preços já vigoram desde a 0h de hoje.

Para o Sindicom (sindicato nacional das distribuidoras de combustíveis) e o Sincopetro (sindicato dos donos de postos de combustível da cidade de São Paulo), o reajuste na refinaria será repassado percentualmente ao consumidor final.

Como a gasolina recebe uma adição de 20% de álcool (produto com preço menor) antes de ser vendida nos postos, o reajuste não deve chegar na mesma proporção aos consumidores. A consultoria CBIE estima alta de 4% dos preços nas bombas.

//
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

No seu rádio