Ouça Orli Ricardo

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Decretada situação de emergência em Campos Novos

Perdas na lavoura motivaram a ação do município
Decreto tem validade de 90 dias com a possibilidade de ser prorrogado (Foto e Informações ASCOM Pref C Novos)
Em reunião realizada na segunda-feira, 10/12, com a defesa civil do município, o prefeito Vilibaldo Erich Schmid assinou o decreto de situação de emergência em Campos Novos.

Com perdas significativas nas lavouras de milho, feijão e soja e com o início da falta de água em algumas localidades do interior, conforme levantamentos realizados junto às cooperativas e a Epagri, o município enfrenta uma estiagem onde cerca de 90 dias não se registram chuvas significativas.

Buscando amenizar a situação, a comissão que integra a defesa civil do município determinou ainda que uma equipe estará fazendo levantamento dos moradores do interior que registram faltam de água, para que o Corpo de Bombeiros abasteça essas localidades.

Esta é a terceira situação atípica somente neste ano. Em março e agosto também foram registrados casos de estiagem. Em outubro uma geada tardia prejudicou os fruticultores, e agora, além das culturas de milho, soja e feijão, a produção leiteira já registra perdas em torno de 40%.

O prefeito declarou que esta é uma medida preventiva, pois muitos agricultores realizaram financiamento para realização das atividades e com as perdas os pagamentos ficam prejudicados. “Com a situação de emergência decretada, é possível que sejam renegociadas as dívidas junto às instituições financeiras e também aqueles produtores que possuem seguro agrícola, caso a estiagem permaneça, poderão usufruir deste recurso. Isso não resolve a situação, no entanto, oferece um pouco de alento aos produtores”.

O decreto tem validade de 90 dias e pode ser prorrogado caso a situação se prolongue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

No seu rádio