Ouça Orli Ricardo

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Barack Obama é reeleito presidente dos EUA


Democrata derrotou Mitt Romney com pequena vantagem
Obama ficará mais quatro anos à frente dos EUA
Foto: Saul Loeb/AFP
O democrata Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos nesta terça-feira, 06/11, após uma campanha muito disputada contra o republicano Mitt Romney.

As pesquisas de intenção de voto realizadas dias antes da eleição apontavam um empate técnico entre os dois candidatos em âmbito nacional, mas com ligeira vantagem para o presidente nos estados-chaves.

Nos Estados Unidos, as eleições não são diretas como no Brasil, em todo o país o Colégio Eleitoral reúne 530 delegados de 50 estados e do Distrito de Columbia, onde fica a capital Washington. O Candidato que recebe 270 votos é eleito. Obama assegurou 303 eleitores no Colégio Eleitoral, 33 a mais que o número necessário para permanecer na Casa Branca.

Na madrugada desta quarta-feira (7), No seu perfil do Twitter, o candidato reeleito escreveu: "Isto aconteceu graças a vocês, obrigado. Mais quatro anos", após ser anunciado vencedor das eleições americanas em várias projeções.

Romney admitiu a derrota em um discurso para seus partidários em Boston, no qual revelou ter telefonado a Obama para cumprimentá-lo pela vitória.

Obama, que fez história em 2008 ao ser o primeiro afro-americano eleito presidente dos Estados Unidos, sob o lema de mudança e esperança, terá diversos desafios em seu segundo mandato, diante de uma economia que se recupera lentamente de sua pior crise das últimas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

No seu rádio