Ouça Orli Ricardo

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Azul predomina na Semana Mundial do Diabetes

Dr. Carlos Antunes orienta sobre a doença

Movimento Mundial em prol da saúde da população
Durante esta semana, ações em diferentes partes do mundo alertaram para os riscos da diabetes, aproveitando que o dia 14 de novembro, é oficialmente o Dia Mundial do Diabetes. Em Campos Novos, a prefeitura municipal ficará durante este mês iluminada de azul, a cor é símbolo da campanha de prevenção à doença.

Segundo projeções da Organização Mundial de Saúde, a doença que se alastra por diferentes países deve até o ano de 2025 afetar cerca de 324 milhões de pessoas. De acordo com o Dr. Carlos Antunes, clínico geral e especialista em Diabetes, destaca que é possível traçar estratégias de combate à doença. “É possível e deve ser traçada uma política de prevenção à diabetes, pois se trata de uma doença que vem crescendo muito e que apresenta muitas complicações crônicas, por isso deve ser tratada e prevenida todos os dias, e não apenas no dia do diabetes”, ressaltou.

Segundo o médico, para impedir à doença as pessoas devem evitar sedentarismo, praticando regularmente atividades físicas e se adequar numa dieta saudável rica em frutas e verduras, evitando o stress e o cigarro.

Dr. Carlos Antunes ressalta ainda a importância de manter a diabetes controlada evitando as complicações. “A pessoa deve fazer uma dieta evitando carboidratos, açúcares e o cigarro, deve tomar medicamentos, cuidar do colesterol e principalmente aprender sobre diabetes, o principal inimigo da doença é o desconhecimento da diabete e suas conseqüências”, afirmou.

Caso a diabetes não seja tratada corretamente, ela pode comprometer alguns dos principais órgãos do corpo humano. Chama-se a atenção no comprometimento do rim, da visão, podendo até acarretar na perda deste sentido, e do coração, tendo a possibilidade de ocasionar infarto e AVC. No entanto, o especialista ressalta que se acaso o paciente for disciplinado estas complicações crônicas podem demorar muito para aparecer ou nem vão aparecer.

Por fim, Dr. Carlos Antunes esclarece algum dos sintomas que podem indicar que a pessoa está com diabetes. “Clinicamente se a pessoa apresentar um emagrecimento rápido, tomar muita água, urinar muito, comer bastante, são sinais clínicos de um diabetes”, comentou.

A diabetea é uma doença que não tem cura, mas pode ser totalmente controlada, basta ter força de vontade, disciplina e seguir as orientações médicas, evitando desta forma as complicações crônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

No seu rádio