Ouça Orli Ricardo

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tirolerfest 2012: A Gigante da querida Treze Tílias

“Nossa História Esculpida pela Tradição” é o tema da edição 2012

Praça Andreas Thaler é um dos principais cartões postais de
Treze Tílias (Reprodução)
Outubro é o mês das grandes festas típicas em Santa Catarina. A Oktoberfest, a Fenarreco e a Marejada são exemplos de festas que atraem milhares de turistas e aquecem a economia do estado. Na região Meio-Oeste, entretanto, uma das mais renomadas delas é a Tirolerfest. A festa enaltece todos os anos a Cultura Austríaca no pequeno município de Treze Tílias, conhecido nacionalmente como o Tirol Brasileiro.

Por meio das danças, roupas e gastronomia, a Tiroler, como é carinhosamente chamada, resgata as origens dos colonizadores europeus e assim, mantém viva os ensinamentos do século passado.

A escultura de Cristo é vista logo na chegada
da cidade (Reprodução)
A forte raiz austríaca não é a única característica deste município com  pouco mais de 6 mil habitantes. Apesar de pequena, Treze Tílias é um celeiro de grandes talentos, em especial na arte de esculpir. A cidade é considerada a Capital Catarinense das Esculturas em Madeiras. Devido a este título, a edição deste ano da Tirolerfest, que ocorre dos dias 11 a 14 de outubro, terá como central a “Nossa História Esculpida pela Tradição”, fazendo uma homenagem a todos os escultores da terra.

Outro atrativo da Tirolerfest é que todo o chopp consumido no evento é produzido na própria cidade, tendo para esta edição, a expectativa de consumo de 10 mil litros da bebida. As novidades não param por ai, a maior delas acontece também neste ano, a festa estará de casa nova. A Tirolerfest sairá das ruas para ir ao Parque de exposições Padre Johann Otto Kung, novos ares para manter a velha tradição.

Um comentário:

comente aqui

No seu rádio