Ouça Orli Ricardo

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Romaria de Nossa Senhora Aparecida promete reunir 60 mil fiéis em Campos Novos


Evento Religioso é o segundo maior do País em Honra a Padroeira do Brasil
Uma multidão acompanha a Missa em Campos Novos (Arquivo: Orli Ricardo)
A tradicional Romaria em Honra a Nossa Senhora Aparecida promete reunir cerca de 60 mil fiéis nas ruas de Campos Novos. Na 35ª edição a ser realizada nesta sexta-feira, dia 12 de outubro, a organização da festa espera romeiros de toda a região e também de outros estados do país.

Como preparação à festa está sendo realizada desde o dia 03, uma novena de adoração à Santa Padroeira do Brasil, cuja qual, vem percorrendo todos os bairros da cidade, tendo o seu desfecho previsto para esta noite de quinta-feira, 11/10. O último trajeto realizado pela imagem de Nossa Senhora Aparecida, vai sair do Bairro Santo Antônio até a Igreja Matriz São João Batista, localizada no centro de Campos Novos.

Dercílio Côrrea e Padre Alcides (Foto: Orli Ricardo)
O evento camponovense é o segundo maior do Brasil no número de devotos, perdendo apenas para Aparecida do Norte – SP. Para tanto, mais de 30 equipes estão determinadas na organização da grande festa. Para Dercílio Corrêa, da Equipe Central do Conselho Comunitário da Paróquia São João Batista, aproximadamente mil pessoas devem estar mobilizadas em prol da realização da Romaria. “Já faz mais de três meses que cerca de 30 equipes estão se reunindo, a princípio era em torno de trezentas pessoas, hoje, talvez atinjamos quase mil pessoas que estão trabalhando diretamente na preparação física da festa”, comentou.

Como nos anos anteriores, a peregrinação por Campos Novos terá início às 9h da manhã, partindo da Igreja Matriz, seguindo até o Santuário de Aparecida, no bairro que leva o mesmo nome da Santa Padroeira do Brasil. Durante este trajeto, a animação dos fiéis ficará por conta do Padre Edomar Carpeggiani, do município vizinho de Monte Carlo.

A chegada ao Santuário de Aparecida está prevista para as 10h15, quando acontece a Missa Solene e Consagração a Nossa Senhora Aparecida, conduzida pelo Bispo Diocesano Dom Mário Marquez no palco principal. Em outro palco ficarão as autoridades, que todos os anos marcam presença no evento religioso.

Devido à multidão que se reúne ano após ano em Campos Novos, é comum se presenciar fatos curiosos. Faz parte da tradição das pessoas, se deslocarem de suas casas, muitas vezes localizadas no interior do município, e percorrerem todo o trajeto da romaria com os pés descalços. Outro fato visto é a prática de vestir os filhos com fantasias de anjos, com a intenção de agradecer as graças alcançadas.

Para o Pároco da Paróquia São João Batista, Padre Alcides Angonese, o único objetivo da Romaria é a aproximação de Deus. “Nossa Senhora Aparecida que é mãe de Jesus, é o nosso principal recurso para chegarmos a Deus, ela é a medianeira de todas as graças”, ressalta.

Segurança dos Romeiros

Tenente Pedroso (foto: Orli Ricardo)
Em virtude de tamanha mobilização por parte de toda a comunidade de Campos Novos, fica evidente a preocupação com a segurança dos romeiros. Tanto no momento que estarão espalhados nas ruas, quanto às residências que ficarão sozinhas durante o evento. De acordo com Dercílio Corrêa, para sexta-feira, as equipes do SAMU, Secretaria de Saúde e Corpo de bombeiros estarão presentes para atender quaisquer eventualidades.

A Polícia Militar é outra organização pública que ficará atenta no dia 12. Conforme o Tenente Pedroso, o pelotão estará com o efetivo reforçado. “Finalizamos uma ordem de serviço que irá contemplar toda a estrutura organizacional e administrativa da festa da Aparecida, mobilização de policiais, viaturas, efetivo de fora que reforçará o efetivo local”, comentou. Traduzindo as informações do tenente em números, serão em torno de 20 policiais militares, seis viaturas a disposição de quem for participar da romaria, bem como, com a finalidade de realizar rondas em todos os bairros da cidade durante a festa.

Rede Feminina de Combate ao Câncer

RFCC durante evento no centro (Foto: Orli Ricardo)
A equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campos Novos também estará presente na 35ª Romaria em Honra a Nossa Senhora Aparecida. A ação que faz parte da programação da campanha “Outubro Rosa”, contará com o auxílio de dezenas de voluntária da Rede.

As integrantes estarão numa das barraquinhas da festa, comercializando os objetos confeccionados na sede da Rede. “Estaremos vendendo os chaveiros, os terços pequenos, as toalhinhas bordadas com a logomarca da Rede, os saquinhos para presentes, toalhinhas para cabelo, e ainda, a camiseta do ‘Outubro Rosa’, se acaso ainda restarem unidades até o dia, além do brechó”, destacou a secretária da RFCC, Andrea Bevilaqua Medeiros.

A ONG ficará localizada no BOX 31, e também estará distribuindo folders com informações de como se prevenir do câncer de Mama e Colo de Útero, cujo quais, fazem milhares de mulheres vítimas todos os anos no Brasil.

//
Fonte: Central de Jornalismo Simpatia FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

No seu rádio