Ouça Orli Ricardo

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Horário de verão 2012 começa neste domingo (21)


Redução no consumo de energia no horário de verão em SC é de 5%

A partir da 0h do próximo domingo (21), os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Centro-oeste, Sul e Sudeste do Brasil. A medida vai durar até o dia 17 de fevereiro de 2013 e tem o objetivo de economizar energia entre 18h e 22h.

A edição passada, que durou 133 dias, indicou uma redução de quase 5% na carga do sistema elétrico da Celesc (160MW) e 0,5% na energia (38GWh ou 12,5MW médios) em sua área de concessão. A previsão da Celesc para esta edição, que dura 116 dias, é uma economia semelhante.

A redução esperada equivale a 75% da carga de Florianópolis ou 35% da carga do município de Joinville no horário de ponta durante o período do HV. Em relação à redução no consumo de energia, conforme a Celesc, o valor representa aproximadamente ao consumo de um município como Campos Novos, com 12.663 unidades consumidoras, 9,8% do consumo do município de Blumenau ou 34,5% do consumo do município de Lages.

De acordo com a Celesc, com o anoitecer mais tarde, as pessoas aproveitam mais a luz do dia e, consequentemente, economizam mais energia. Com a luminosidade em alta até quase 21h, os relógios devem ser adiantados em uma hora. Segundo o Ministério de Minas e Energias, a economia foi R$ 160 milhões em todo o Brasil no ano passado.

Para a Celesc, além da economia de energia, a implantação do horário de verão pode gerar outros benefícios, como incentivo da atividade turística e aumento da qualidade e segurança do fornecimento de energia elétrica ao consumidor.

//
Fonte: G1.com/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

No seu rádio