Ouça Orli Ricardo

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Primavera inicia com chance de neve e chuva congelada em SC

Há probabilidade de ocorrência do fenômeno nesta semana na Serra

Neve em SC (Foto: Reprodução)
Depois três dias do início da primavera, a meteorologia indica que há chances de ocorrência de neve nas áreas mais altas da Serra de Santa Catarina. De acordo com o meteorologista Marcelo Martins da Epagri/Ciram, a passagem de uma frente fria na terça-feira (25), aliada à chegada de uma forte massa de ar frio e seco, favorece a ocorrência de neve e chuva congelada.

O período mais propício para essas condições meteorológicas são na noite de terça-feira (25) e na madrugada e manhã de próxima quarta-feira (26). "O deslocamento da intensa massa polar traz uma condição de ventania constante, com rajadas de vento acima de 70km/h em Santa Catarina. Isso favorece também a ocorrência de geada negra, aquela sem a tradicional formação do gelo, mas que 'queima' as plantas trazendo grandes prejuízos à agricultura do estado, especialmente no Oeste", diz Martins.

Segundo informações da Epagri/Ciram, também há possibilidade de formação de gelo na pista na Serra, especialmente na rodovia do Rio do Rastro e do Corvo Branco. Na região litorânea, o vento sul será constante e forte ao longo dos próximos dias, com mar bastante agitado com picos de ondas entre 2,5 a 3 metros. Essas condições podem oferecer perigo a quaisquer atividades no mar, mesmo junto à costa.

//
Fonte: G1.com/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

No seu rádio