Ouça Orli Ricardo

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Estudantes da Unoesc na final do Prêmio Unimed de Jornalismo

Alunos concorrem na categoria Destaque Acadêmico

Alunos estão na final do Prêmio Unimed
Um radiodocumentário produzido por um grupo de acadêmicos do Curso de Comunicação Social da Unoesc, Campus de Joaçaba, está na final do Prêmio Unimed de Jornalismo. Os vencedores do concurso serão conhecidos na próxima sexta-feira. Os estudantes da Unoesc competem na categoria Destaque Acadêmico, com um trabalho que abordou a doação de órgãos e tecidos.

Conforme relata a estudante Jéssica Dayane Novello, o documentário ouviu o coordenador do SC Transplantes, médicos e um advogado. Foram ouvidas também uma pessoa que já havia realizado transplante de órgão e outra que estava na fila de espera. Esta última, conseguiu um doador compatível, mas apresentava um quadro de saúde delicado e, durante a produção do documentário, após fazer o transplante acabou falecendo.

A produção também tem enquetes e dados a respeito da doação de órgãos e tecidos em Joaçaba. "Nosso trabalho ficou bem completo e emocionante, porque vimos de perto como é difícil a vida de uma pessoa que espera por um doador compatível. No nosso caso, tivemos a infelicidade de presenciar uma morte. Isso serviu de estímulo para a gente também ser doador" contou a acadêmica Jéssica.

Os outros alunos autores do documentário são Christian Andrei Conte, Diogo Virgílio Sartor e Odinei Golçalves, todos da 6ª fase da habilitação em Jornalismo. O trabalho foi produzido no semestre passado na disciplina de Radiojornalismo II, com a orientação do professor Alex Baseggio, e veiculado na Rádio Unoesc FM.

Reconhecimento

A categoria Destaque Acadêmico teve 127 trabalhos inscritos. Apenas três chegaram à final. A estudante Jéssica conta que chegar entre esses três finalistas está sendo uma grande satisfação para ela e os colegas, que esperam ansiosos pelo resultado do prêmio. "Ficamos meses buscando fontes e dados, mas felizmente tudo deu certo, graças também à ajuda de muitas pessoas que foram importantes para que o documentário se concretizasse. Resolvemos participar do Prêmio Unimed de Jornalismo e, agora, o fato de estarmos na final é o maior reconhecimento que poderíamos ter. Chegar aqui já é uma grande felicidade", diz ela.

Os outros dois trabalhos classificados para a final na categoria Destaque Acadêmico são de estudantes da UFSC e da Ibes Sociesc, de Blumenau.

//
Fonte: Christian Conte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

No seu rádio