Ouça Orli Ricardo

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Reportagem Especial: Páscoa Movimenta a Economia Brasileira

  Quando se ouve falar em Páscoa logo vem na mente as  festas, chocolates e crianças. No entanto, este mês de abril – o mês da Páscoa - certamente ficará marcado pela tristeza, devido a um dos episódios de maior repercussão envolvendo criança no Brasil, a trágica chacina que tirou a vida de 12 crianças na escola da Zona Oeste do Rio.
  Fatos como esse comprometem não só esse mês, mas a vida das famílias das vítimas e de milhões de brasileiros que choram as perdas irreversíveis desses pequenos.
  Entretanto, além dessa triste realidade, outra face, acentuadamente distinta, confirma a necessidade de irmos em busca da oração e, sobretudo da fé. Afinal, mês de abril é mês da Páscoa, uma ótima oportunidade para priorizar a religiosidade.
  A data também é conhecida pela diversidade de componentes que atraem principalmente as crianças de todo o Brasil. Presentes, chocolates, viagens, elementos que agradam o universo infantil, e ainda, agitam e fazem a alegria do comércio.
  E quando o assunto envolve o dinheiro (compras, gastos, finanças) nada melhor que consultarmos Sérgio Luiz Castilho, economista e nosso colunista do Blog Orli Ricardo.BlogSpot...


Sérgio Luiz Castilho: A Páscoa, mesmo não estando entre
as principais datas festivas vai mexer
com a economia do País
      O Brasil é o quarto maior mercado do mundo no que diz respeito ao consumo de chocolates, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra. Este fato deve-se ao aumento da classe C, onde brasileiros que antes raramente compravam chocolates, passaram a adquirir o hábito, principalmente na Páscoa, onde o consumo é maior.

   Entre os feriados católicos, a Páscoa só perde em popularidade para o Natal, mas a data não está entre as primeiras datas festivas que movimenta o comércio do país num âmbito geral, como é o caso do Natal. Dia das Mães, dia das Crianças, Dia dos namorados e dias dos Pais, que, além do comércio de chocolates movimenta também várias outras atividades de comércio.

   A Páscoa, mesmo não estando entre as primeiras colocadas vai mexer com a economia do País. Através da grande produção de ovos de páscoa,do elevado consumo de chocolates e peixes e a contratação de profissionais para atender o aumento da demanda - já que este feriado gera milhares de empregos temporários.

  Todas as datas festivas movimentam a economia do País, umas com um percentual maior, outras com um percentual menor, e com a Páscoa não é diferente. Vai haver neste período um aquecimento na economia do País, num percentual inferior as outras datas festivas, é claro, pois a Páscoa é centralizada em um produto apenas que é o chocolate e sendo o ovo de CHOCOLATE o símbolo da Páscoa, nada mais gratificante do que ser presenteado por um.

4 comentários:

  1. beyblade e melho do que ovo de chocolate

    ResponderExcluir
  2. esse ovo de chocolate e gostosa

    ResponderExcluir
  3. o melhor ovo de pascoa e da crapiso

    ResponderExcluir
  4. O Melhor ovo de páscoa é o da Copenhag, Ovo de Chocolate Inha Bente, que vem o ovo cheio de marshmallow dentro !

    ResponderExcluir

comente aqui

No seu rádio