Ouça Orli Ricardo

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

JORNALPÉDIA - OS DESGARRADOS DO JORNALISMO PARTE 3

Entrevista Com Vanusa Palosqui:
Do 4º Poder do Jornalismo Para o Enigmático Estudo da Mente

Ah.. Ela Pode ser a sua Psicóloga!

  Sananduva, cidade do interior gaúcho com aproximadamente 15 mil habitantes. Tem como principal fonte de renda a comercialização de grãos, a produção de rações e moagem de trigo, o que faz a cidade ser reconhecida como terra da farinha. Esse município também é a terra da doce, simpática, meiga e dedicada Vanusa Palosqui, nossa 3ª entrevistada.

   Sentada no sofá de sua casa, assistindo aos telejornais com sua família, Vanusa admirava o trabalho dos apresentadores. Via neles um sonho, uma vontade em atuar numa grande emissora de TV. Sonhava acordada: Que perfeito seria um futuro frente às câmeras.
   Esse interesse pela comunicação ia ganhando força, porém, um fato em especial fez crescer ainda mais essa vontade. Vanusa ganhou um concurso de Oratória na escola onde estudava, o que talvez tenha sido fundamental para a descoberta desse potencial e ainda para contribuir que a jovem estudante fosse chamada para trabalhar na rádio da cidade.
   Pronto! Em 2008, Vanusa mudou-se de mala e cuia (como uma boa gaúcha) para Joaçaba pronta para dar início à caminhada que a levaria ao encontro do seu sonho. Ingressou no curso de Jornalismo da Unoesc, com muitas perspectivas e a esperança da conquista de seus ideais.
   Durante o semestre na turma de jornal, poucos professores ouviram a voz meiga de Vanusa. Ela sentava bem no meio da sala, conversava pouco, essencialmente com o trio central que fazia parte, no entanto, quando indagada, Vanusa mostrava firmeza no seu posicionamento, tinha opinião própria e um bom discurso argumentativo.
   Entrentanto, algumas mudanças surgiram nos planos jornalísticos de Vanusa. Quando entrou para o curso, sua motivação e suas expectativas eram enormes. Contudo, a realidade que encontrou na sala de aula fez com que Vanusa desistisse do curso ainda no primeiro semestre. “Desisti do curso quando percebi que não tinha mais motivação para a leitura dos conteúdos”, conta.
   Vanusa continuou estudando na Unoesc, porém, não era mais na área da Comunicação Social, se mudou para o curso de Psicologia, onde realmente encontrou o encaixe perfeito, ali de fato era o seu lugar.
Passados mais de dois anos desde a experiência na primeira turma de jornalismo da Unoesc, Vanusa lembra de muitos pontos positivos que ficaram. Ela carrega consigo o conhecimento que obteve e principalmente as amizades que permaneceram com seus antigos colegas.
  A nossa 3ª personagem do Reality Show JORNALPÉDIA - OS DESGARRADOS DO JORNALISMO carinhosamente diz para os guerreiros da 6ª fase que não desistam do que gostam e que lutem para conquistar seus direitos. “Cada um percebe o curso, as dificuldades de uma maneira. Logo desisti, pois naquele momento sentia que não devia continuar e graças a Deus agora me encontrei na Psicologia, estou muito satisfeita.
Sucesso a todos (as) nós!”.

  Vanusa atualmente trabalha no Setor de Fotocópias da Universidade, é a mais simpática das atendentes,  quando eu preciso de desconto eu recorro à ela.. hehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui

No seu rádio