Ouça Orli Ricardo

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

VALORIZE SEU QUINTAL


OLÁ GENTE FINA! FINAL DE ANO CHEGANDO, SOMBRA E ÁGUA FRESCA.. E QUE TAL ESSES DOIS ELEMENTOS ADICIONADOS AO AR PURO DO INTERIO?? .. VAI AÍ UMA BOA PROPOSTA PARA SUAS FÉRIAS...

Não me venha com essa mania ridícula de achar que o quintal do vizinho é melhor que o seu! Abra a janela e veja o verde dos campos, a água pura que brota das nascentes. Sinta o ar legítimo do interior. Na verdade isso não é nenhuma utopia ou algo de gênero, é sim o meu quintal. Um Meio Oeste rico em atrações, de porteiras abertas para quem deseja passar dias eternizados junto à natureza.
Porém do que vale tudo isso se estamos à frente de uma sociedade exibicionista, permeada por valores e status capitalistas. Diferenciadas pelo o que têm e não do que és. Ô gentinha de nariz empinado, e nas férias pra onde vão? Praia! E no feriadão para onde a tia do cachorro-quente vai? Praia!
Nada contra, não vai ser eu que irei voltar estressado, com o bolso vazio, com prováveis micoses no corpo, todo queimado, além de perder algumas horinhas no trânsito infernal. Tudo isso por não dar valor aos encantos daqui. Ou será que não sabem? Pode!? A sua sorte que estou aqui meu amigo, e vou te dar um toque bem “legal”. Legal de todas as formas. Bom pra você que se diverte a beça e legal por estar dentro das leis da natureza, não prejudicando nada e ninguém.
Que tal um passeio de trem pela Rota da Amizade? Roteiro turístico do nosso quintal, que engloba muito mais que um simples passeio. Reúne um conjunto de atrativos culturais. Para você cidadão que detesta leitura, para você moleque que não sai da frente do PC, nesses sites de relacionamentos, ou a titia, que absorve o machismo do seu companheiro que não à leva para lugar algum, por que a senhora tem que ficar a serviço dele e da casa, 24 horas? Agora gente fina, o que acha de fazer um amigo de verdade?
A Rota da Amizade está ali, esperando a sua visita. Assim vocês podem se conhecer melhor e construir uma amizade para a vida inteira. Nesse processo de socialização vou te dar uma dica, ou melhor, várias dicas. Sugiro num contato inicial, uma boa caminhada nos pomares de Fraiburgo, desfrutar dos sabores que a Terra da Maçã oferece para você. Logo após, desembarque em Tangará, aproveite todo o momento, conheça as vinícolas e dê asas a sua imaginação, um vôo livre cairá bem nessa hora. A viagem continua até a vizinha Treze Tílias, uma pequena grande cidade, que honra a tradição dos imigrantes austríacos, da gastronomia até a língua. Já está cansado? Agüenta um pouco, já estamos chegando a Joaçaba, aqui a moleza não é permitida. Tenha fé! Vamos adiante! E por falar em fé, o turismo religioso do município se destaca com o monumento Frei Bruno, e ainda, temos o melhor carnaval do Sul do País para curtir. Nossa! Até eu fiquei ofegante, gostaria de relaxar.. mas espere! Não lembrei de Piratuba, para finalizar nosso passeio. Um bom banho de piscina nas águas termais fecharia com chave de ouro!
Meus amigos essa é a Rota da amizade, onde a Amizade se fez rota e a rota se fez destino. Se quiser companhia, me chama que vou! Até Breve!!!


Crônica: Trabalho realizado na disciplina de Redação II 4ºSem - Jornalismo
Orientação: Giovanna Flores

2 comentários:

  1. Poxa Orli, ficou muito legal essa sua redação, posso sugerir um roteiro tb, tipo Itá aqui no oeste perto de concordia, ita é uma cidade relocada por conta da construção de uma uma usina Hidreletrica....
    Amigo sucesso pra vc hj e sempre.

    Abraço

    Jaqueline Klein

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por sua crônica meu Amor!
    Sei que esse trabalho é apenas uma palinha do que vem por aí, do grande sucesso que você tem pela frente!!
    Te amoooo!!!
    Bjaooo

    Cris

    ResponderExcluir

comente aqui

No seu rádio